Plásticos

Nos dias de hoje, o plástico é um material muito presente no nosso cotidiano, como em sacos de lixo, embalagens, brinquedos, copos descartáveis, entre outros. Como a maioria das coisas existentes em nosso planeta, o plástico tem uma origem e um destino, e é sobre isso que vamos nos conceituar.

De onde vem

As substâncias utilizadas como matéria-prima na preparação de plásticos são obtidas principalmente a partir do petróleo e são denominadas monômeros

O petróleo é constituído por uma mistura de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos. Através do processo de destilação fracionada do óleo cru, que ocorre nas refinarias, são obtidas várias frações: o gás liquefeito, a nafta, a gasolina, o querosene, o óleo diesel, as graxas parafínicas, os óleos lubrificantes e o piche. 

A fração da qual são obtidos os monômeros é a nafta, que submetida a um processo dá origem a várias substâncias, entre elas, etileno, propileno, butadieno, buteno, isobutileno, denominados petroquímicos básicos. Estes, por sua vez, são transformados nos chamados petroquímicos finos, tais como polietileno, polipropileno, policloreto de vinila etc. Na etapa subsequente, os petroquímicos finos são modificados quimicamente ou transformados em produtos de consumo.                                   

Por exemplo o policloreto de vinila mais conhecido como PVC é usado em couro sintético,  fraldas para bebês, cortinas, toalhas de mesa, cortinas de chuveiros, pisos, pipas, bandejas de refeições, revestimentos de fios e cabos elétricos, películas para embalar alimentos, mangueiras de jardim, brinquedos, forração de móveis e estofamento de automóveis.


Termoplásticos

A composição dos polímeros do termoplásticos, é de longos fios lineares ou ramificados

Sua principal desvantagem está na sensibilidade ao calor, mas, por outro lado, como é possível remodelar esses polímeros, esse material pode ser facilmente reciclado


Onde se encontra termoplásticos: fibras e embalagens, pvc, polipropileno.


Termorrígidos

Durante a preparação dos termorrígidos, a matéria prima é aquecida para um rearranjo de átomos, com isso, formam-se pontes fixas na estrutura polimérica

Após o resfriamento e endurecimento, esses plásticos mantêm o formato e não conseguem voltar à sua forma original, por isso são mais duráveis. 


Onde os termorrígidos estão presentes: peças de automóveis, resinas epóxi, poliuretano, poliéster, entre outros.


Principais tipos de materiais plásticos

Polietileno tereftalato - PET

É um material rígido e transparente, sofre lenta cristalização, é amorfo e absorve muita umidade por ser um éster, tem resistência ao impacto e permeabilidade aos gases CO2.

Algumas de suas aplicações são: fios para tecelagem, garrafas, frascos para alimentos


Polietileno de alta densidade - PEAD

É um material opaco por conta de sua maior densidade e alto grau de cristalinidade, é resistente a baixas temperaturas, impermeável e rígido.

Ele é utilizado em embalagens de produtos químicos e de limpeza graças a sua resistência química e mecânica.


Policloreto de vinila - PVC

Esse material é muito versátil, você pode adicionar aditivos, como plastificantes, pigmentos, corantes, sendo possível ter propriedades diferentes para diversas aplicações.

Ele é utilizado em embalagens de alimentos, recobrimento de fios e cabos, couro sintético para calçados, bolsas e outras diversas aplicações.


Polietileno de baixa densidade e polietileno de baixa densidade linear - PEBD e PEBDL

É um material de baixa condutividades elétrica e térmica, é resistente a produtos químicos, flexível, leve e transparente.

Ele é utilizado em tubos para irrigação, isolamentos de fios. O PEBDL é principalmente usado na produção de embalagens flexíveis para alimentos.


Polipropileno homopolímero- PP HOMO

É resistente a altas temperaturas podendo ser esterilizado, tem boa resistência química e poucos solventes orgânicos podem solubiliza-lo.

Ele é utilizado em fabricação de peças com dobradiças, fibras e autopeças.


Polipropileno copolímero- PP COPO

É um material transparente e mais flexível. É resistente porém não tem resistência química.

Quando modificado com elastômeros torna se mais resistente ao impacto, tem utilidade domestica e embalagens em geral.


Poliestireno - PS

Seu material é leve, transparente e brilhante, tem baixa resistência química, térmica e mecânica, sendo rígido e quebradiço

É utilizado em copos e talheres descartáveis.


Poliestireno expandido- EPS (isopor)

É uma incorporação de um agente em expansão ao PS, o que torna o material em uma espuma com ótimas propriedades acústicas e térmicas dependendo de sua densidade e espessura.

É utilizado em embalagens para alimentos, boias e isolamento acústico.


Acrilonitrila Butadieno Estireno - ABS

Possui boa resistência ao impacto devido ao butadieno, tem boa resistência a tração.

É utilizado em autopeças, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.


PARA ONDE VÃO OS PLÁSTICOS?

O destino desses plásticos depende de como os mesmos foram descartados e de qual tipo ele é, termoplásticos ou termorrígidos.

Em geral, os plásticos para serem reciclados, precisam primeiramente ser coletados e depois, passam por um processo chamado triagem, para serem identificados e separados por tipo, cor, etc. E serão limpos. Depois, eles serão revalorizados, ou seja, o material irá voltar a ser matéria-prima. Logo em seguida, eles serão transformados para dar origem a um novo produto.


Resumidamente, a reciclagem ocorre dessa maneira. Porém, existem 3 tipos de reciclagem:

Reciclagem mecânica: o plástico é moído em partículas, sem que modifique suas propriedades físicas e servirão para produção de outros produtos.

Reciclagem energética: como o plástico possuí grande valor energético, nessa reciclagem ele é submetido a altas temperaturas e seu vapor se converte em energia, fazendo as hélices conectadas as turbinas, se movimentarem

Reciclagem química: aqui são utilizados produtos químicos para o material plástico retornar sua condição inicial.


Apesar das possibilidades de reciclagem, os termoplásticos por exemplo apesar de serem mais fáceis de reciclar do que os termorrígidos, alguns não são economicamente viáveis, por conta de ter um custo mais baixo e não ser muito denso. Já o PET, ainda sendo um termoplástico, é consumido em massa, por tanto sua reciclagem vale muito mais a pena.

Mas também tem o PVC, que quando queimado libera gases tóxicos por conter halogênios. Então, antes da queima ele deve ser encaminhado para a desalogenação.

Também temos os termorrígidos, ainda mais difíceis de serem reciclados, pois eles mesmo expostos a altas temperaturas, não derretem. Logo, a melhor forma de reciclar esses termorrígidos, seria reutilizando eles, transformando em arte por exemplo, assim como pode ser feito com os termoplásticos.


Dizer que os plásticos podem ser reciclados não significa que efetivamente eles serão reciclados, já que no Brasil apenas 3% dos plásticos são reciclados. 

Como dito anteriormente, o descarte também influencia no destino deles. Pois quando descartado incorretamente esse lixo, pode parar nos oceanos, nas ruas, na natureza e em muitos outros lugares.


Então, estar ciente de todos esses fatores é de extrema importância. Pois quanto mais informações tivermos, poderemos cada vez mais ajudar ao nosso planeta e meio ambiente.


Confira também o nosso vídeo sobre o assunto no Youtube, não se esqueça de deixar o seu gostei!



Feito por: Juliana de Souza, Mariane Soares, Pietra de Souza, Pietra Oliveira

Comentários

Postar um comentário